SKIN CARE: COMO TER UMA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

Olá pessoal, tudo bom?

Se tinha uma coisa que eu não fazia antigamente era cuidar corretamente da minha pele. O devido valor que eu dava aos meus cabelos, não fazia isso com ela. Até levar uma bronca da dermatologista após reclamar de manchas no rosto. Era muito relaxada em relação a isso, mas de uns tempos pra cá (idade chega né rs) resolvi que não ia mais deixar de lado. Não é questão somente de estética e sim de saúde! Hoje vou dar dicas sobre skin care que todas nós amamos, e o que eu aprendi ao longo desse tempo de cuidados.

capa do post escrito skin care como ter uma rotina de cuidados com a pele mais foto de mulher segurando duas rodelas de pepino

Vá a um dermatologista

Primeiramente, se você quer começar uma rotina de skin care precisa de um profissional que vá te dar um norte do que fazer. Existem muitas dicas internet a fora, mas só ele saberá te falar como é sua pele, quais os cuidados necessários. Se você tem tendência ou tem acne, passará um tratamento, enfim ele é o especialista mais adequado para você começar os seus cuidados diários.

Leia: Pele bonita e saudável – Saiba quais são os cuidados

Conheça sua pele

Quando eu resolvi cuidar mais da minha pele, não tinha um pouco de noção com relação a algumas coisas. Tomava anticoncepcional e sempre tive a pele mais seca e sem espinha, enfim minha pele era linda. Quando parei com o remédio tudo mudou, a pele passou a ser mista e acneica. Porém eu não percebi que ela tinha mudado, continuei usando os mesmos produtos para pele seca. Foi quando eu vi que não estava fazendo efeito, estava produzindo mais óleo ainda.

E com isso surgiram as acnes que também são hormonais devido não tomar mais anticoncepcional. Fui no dermatologista e foi o start para cuidar mais da pele. Também não tinha o costume de usar protetor solar e com isso comecei a ter manchas. Hoje não abro mão dele, NUNCA DEIXEM DE PASSAR PROTETOR. Se você só tiver isso, não tiver cremes e séruns, não importa. Use o protetor solar, ele é essencial. Ele não vai somente evitar manchas e retardar o envelhecimento, vai evitar um câncer de pele no futuro.

arte com tipos de pele e suas características

Crie sua própria rotina de skin care

A forma mais fácil de conseguir cuidar da pele todos os dias é ter uma rotina. Assim você vai saber que de manhã e a noite terá que tirar uns 10 minutos para se cuidar. Conforme os resultados vão aparecendo e a pele for ficando mais bonita, você vai querer cuidar mais e mais. Quando perceber já virou parte do seu dia, se não fizer vai sentir falta ou que está esquecendo algo.

Minha rotina é basicamente assim

→ De manhã: Lavo o rosto com sabonete específico para minha pele, passo um tônico, hidratante e protetor solar. Se você usar maquiagem, faça esses passos antes de passar a make.

→ À noite: Lavo o rosto novamente e hidrato. Faço a hidratação dos lábios também à noite.

arte falando sobre a rotina de skin care

Não tenha preguiça

Particularmente para mim essa foi a pior parte. E eu sei que ter preguiça de cuidar da pele ou dos cabelos é normal. Temos que passar por cima, afinal são apenas 10, 20 minutos que lá na frente fará muita diferença.

Então, deixe a preguiça de lado e vamos cuidar dessa pele, tira alguns minutos do seu dia para se cuidar. Você vai perceber que valerá a pena todo o esforço.

Use produtos específicos

Melhor do que cuidar bem da pele é usar produtos certos. Como falei acima, o dermatologista pode te ajudar muito nessa etapa. Cada tipo de pele precisa de um produto específico para ela. E também existem produtos que para mim vai funcionar e para você não. Tudo questão de testar e saber que cada pele reage de uma forma.

Mas o primeiro passo para conseguir cuidar da pele direito é usar sabonete, tônico, hidratante, protetor solar, tudo que seja de acordo com a sua necessidade.

As máscaras faciais

Esse é um passo importante para incluir na sua rotina de skin care. As máscaras faciais hoje em dia são muito usadas, tem para todo gosto e bolso. Use e abuse delas, não use todos os dias, mas pelo menos duas vezes na semana pode usar sem problema.

Existem as máscaras prontas que já vem na embalagem e as que são para preparar, como a de argila. Super simples, só comprar a argila e fazer a mistura com água mineral ou soro fisiológico. Cada cor serve para tratar algum problema na pele e olha a longo prazo fazem milagres. Eu adoro usar, sempre incluo no meu “spa day”.

Faça limpeza de pele com um profissional

Seja ele seu dermatologista ou esteticista é importante colocar na rotina a limpeza de pele. Cuidar em casa é essencial, mas às vezes a nossa pele está necessitando de um cuidado a mais. Que só o profissional vai saber fazer. Se não tem como fazer sempre, pelo menos uma vez a cada dois meses, ou uma vez ao mês, faça uma limpeza com profissional.

Só ele vai saber retirar os cravos e espinhas da forma correta, sem deixar marcas. Vai usar produtos específicos para sua pele, produtos bons que vão dar resultado na hora. Seja um peeling, uma massagem, isso vai fazer muita diferença.

Dica extra

Não esqueça de cuidar também do interior. Às vezes temos muito cuidado com o exterior e não vemos resultado porque o problema pode estar do lado de dentro. Beba bastante água, coma alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes. Não abuse das besteiras, frituras. Consequentemente se você não cuidar da sua saúde, isso refletirá na sua pele, cabelos e unhas. Parece até clichê falar isso, mas esse cuidado também é essencial para uma pele bonita e saudável. Portanto, inclua isso na rua rotina também, você não vai se arrepender quando começarem a aparecer os resultados.

Espero que tenham gostado do post, seguindo esses passos você conseguirá montar uma rotina legal de cuidados com a pele. Um beijo e até o próximo post. 😉

linha que separa o texto com coracoes e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!