SEO – NOÇÕES BÁSICAS PARA INICIANTES

Olá pessoal, tudo bom??

Quem é blogueira e escreve textos para internet, procura sempre estar se atualizando sobre diversos assuntos. Dentre eles está um dos mais importantes para seu post ter qualidade e ficar no ranking do Google: O SEO. Mas o que seria essa sigla? SEO significa no inglês Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para mecanismos de buscas.

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs, páginas da web. Isso visa alcançar rankings orgânicos gerando tráfego de qualidade para seu blog. Quanto mais otimizado seu site melhores as chances de aparecer na primeira página de buscas do Google. Portanto, sabendo que você quer aparecer nas primeiras páginas de buscas do Google, nesse post dou algumas dicas para que de fato isso aconteça.

seo noções básicas

O QUE É UM BLOG/SITE OTIMIZADO?

A princípio demorei muito para aprender sobre isso, me confundia toda sobre otimização. Não sabia se o meu blog estava otimizado, enfim, eu boiava rs. Até que comecei a ler muito sobre e entender um pouco mais sobre esse assunto, que pra quem tem um blog é mega importante.

Otimizar significa criar condições favoráveis para desenvolver algo de maneira bem executada. No caso dos sites a otimização ou SEO se baseia em estruturá-los aos padrões adequados aos mecanismos de busca como Google e ao usuário.

COMO DEIXAR SEU SITE/BLOG OTIMIZADO?

Além da otimização para os buscadores como Google, as estratégias usadas pelo SEO devem beneficiar principalmente a experiência do usuário. Otimizar o design do seu site é um dos principais fatores que precisam de uma atenção maior quando você for construir ou dar uma repaginada nele. Contudo é importante utilizar ferramentas que favoreçam uma boa navegação. O que influencia diretamente o design do seu site é:

A responsividade: a ação de se adequar aos vários formatos de telas disponíveis. Um exemplo é o site ficar certinho tanto no computador como em dispositivos móveis. Se a pessoa entrar no seu blog pelo celular e ele estiver totalmente fora de formatação, com certeza ela irá sair logo e não voltar mais.
Velocidade do carregamento: o quão rápido seu site consegue carregar todo o conteúdo. Porque ninguém gosta de ficar em um site que trava ou não carrega todo conteúdo direito.
Arquitetura do site: as informações das páginas organizadas de maneira hierárquica. Tudo certinho em seu devido lugar.

Isso influencia diretamente a experiência do usuário com seu site, já que são fatores com os quais o visitante tem contato direto.

Crie conteúdo bom e relevante

Solucionar as dúvidas do seu público deve ser a primeira opção quando for estruturar seu conteúdo. Procure compreender melhor por quem será consumido.
Busque utilizar palavras-chave ao longo do texto de maneira natural. Além de enriquecer o seu texto, isso aumentará suas chances de ranqueamento no Google.
Um bom conteúdo vai muito além da escrita e da diagramação. Ele tem que ser único e totalmente relevante para quem lê. Sempre busque ser original, as pessoas gostam de inovação. Falei mais sobre como escrever um bom post aqui.

Invista em TAGS

As meta tags são códigos-fonte que os buscadores utilizam para entender do que se trata seu site/blog. Um exemplo é a utilização das tags H1 até H6 para organizar as informações dentro do conteúdo. O título é representado pela tag H1, as demais são utilizadas para os subtítulos. Além das tags dentro do seu conteúdo, use e bem a meta descrição. Ela é um resumo do assunto que foi abordado ao longo do conteúdo.

foto com hashtag e cordão de brilho

REQUISITOS BÁSICOS PARA O TEXTO ESTAR DENTRO DO PADRÃO DAS TÉCNICAS DE SEO

Quando comecei a blogar não fazia ideia do que era SEO e o quão importante era para meus textos. Fui aprender depois de ler muitos artigos e estudar mais sobre isso. Eu simplesmente escrevia o texto e não fazia mais nada para saber se estava bom. E claro que desta forma jamais meus posts iriam ser ranqueados.

Para quem usa a plataforma Blogger não existe um plugin que oriente sobre SEO, tem que ser feito tudo manualmente. Mas o WordPress tem o Yoast SEO, eu uso e recomendo. Ele quebra um galho e ajuda bastante a não se perder no texto.

Vou mostrar aqui os requisitos para um post ficar bom para SEO.
  • O texto tem que conter mais de 300 palavras.
  • A palavra-chave principal tem que estar no início do título e no primeiro parágrafo. E ser citada por pelo menos 5 vezes no texto.
  • As frases do texto não podem conter mais de 20 palavras sem ser separadas por ponto final. E um parágrafo não pode ter mais de 300 palavras. Tem que separá-los com subtítulos.
  • Usar a palavra-chave principal em algum subtítulo.
  • O post deve conter imagens. E essas imagens tem que ter atributos, o que chamamos de atributo alt da imagem. Isso nada mais é que a descrição de cada imagem do seu post contendo a palavra-chave. O típico “para cego ver”. Tem que descrever a imagem correta, para assim o Google ranquear e conseguir otimizá-las.
  • Meta descrição: Já falei sobre isso anteriormente, a meta descrição é um resumo do que seu texto vai falar. Ela fica visível quando o usuário pesquisa sobre determinado assunto no Google e seu post aparece.
  • Links externos e internos: Seu texto deve ter pelo menos um link interno (que levará a algum post seu) e link externo, pode ser o post de alguém ou os links das suas redes sociais por exemplo.
  • Palavras de transição: E por fim, o texto deve ter uma porcentagem de palavras de transição. Algumas delas são: e, mas, porque, só, aliás, afinal, assim, certamente, conforme, contudo, enquanto, enfim, primeiramente, principalmente, primordialmente, e muito mais.
DICA EXTRA

NÃO DEIXE DE ESTUDAR! Esteja em busca de novos aprendizados, leia bastante sobre esses assuntos. Pois sempre há algo a aprender. Embora a gente ache que sabe de tudo, sempre há alguma coisa nova surgindo por aí, nesse mundão que é a internet. Escrevi esse post com base nas minhas experiências já vividas e que dão certo para mim, tenho certeza que dará para você também. Basta se aprimorar sempre e acima de tudo nunca desistir.

Existem vários cursos onlines na internet que vão fazer seu blog alavancar. Conheça o curso SEO – Técnicas de Link Building. Saiba como colocar o seu site ou blog na primeira página dos resultados de busca, tendo assim, mais visitas, mais vendas, cadastros e crescimento em seu projeto online. Neste curso você aprenderá técnicas de SEO que poucas pessoas conhecem. Com as técnicas e dicas aqui apresentadas será possível colocar o seu site na primeira página dos resultados de busca. CLIQUE AQUI E CONFIRA AGORA MESMO!

Espero que tenham gostado do post, esses são alguns requisitos básicos para se ter noção de como ter um blog rentável. Seguindo alguns destes passos, tenho certeza que seu rendimento melhorará muito e você vai conseguir aos poucos crescer seu blog.

Um beijo e até o próximo post 😉

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!