REDES SOCIAIS: COMO OBTER MAIS TRÁFEGO

Olá pessoal, tudo bom?

Quem trabalha com internet sabe que é muito complicado conseguir tráfego nas redes sociais. Além de dar conta de blog, temos também que ter consistência de postagens nas redes sociais. E às vezes não conseguimos postar em todas as redes como gostaríamos e isso faz com que as pessoas deixem de nos seguir, ou não vejam nossas postagens.

Já quebrei muito a minha cabeça com as redes sociais, que eu não conseguia um alcance, engajamento bom mesmo me dedicando muito. Não entendia porque “certa pessoa” conseguia crescer e eu não, sendo que estava fazendo (no meu ponto de vista) a mesma coisa que ela. Foi quando parei, refleti, e vi que ficar pilhada ou me comparando com outras pessoas não ia adiantar nada.

O meu trabalho não é igual ao seu, o público não é o mesmo e eu não sei o que aquela pessoa passou para chegar aonde chegou. Ficava muito “bitolada” com o Instagram, e porque não crescia, não ganhava seguidores, as fotos não tinham curtidas, enfim, ficava muito obcecada nisso. E não estava percebendo que a única pessoa culpada por não conseguir crescer era eu mesma. Comecei a estudar mais sobre o Instagram e aos pouquinhos fui vendo a coisa acontecer. Sempre será aos poucos, se você bombar “do nada” é muita sorte, ou viralizar algum conteúdo. Às vezes nem sabemos como acontece. Hoje vou falar como conseguir mais tráfego para suas redes e ter um engajamento bom com elas.

redes sociais como obter mais tráfego

Estude sobre as redes sociais

Primeiramente estude sobre as redes sociais que você vai usar com seu blog/negócio. Veja suas funcionalidades, seus algoritmos e crie estratégias para cada uma. Tenha sempre uma consistência de postagens para todas elas, mesmo sendo sobre o mesmo assunto ou assunto diferente. Entendendo melhor como elas funcionam, fica muito fácil de conseguir engajamento.

arte escrito o algoritmo das redes sociais

Faça postagens de qualidade

Não basta apenas postar qualquer coisa, tem que ter um planejamento por trás. Principalmente se sua conta for para divulgar seu trabalho, tanto com Blog como Youtube, por exemplo. Post com qualidade atrai as pessoas a querer ver mais, a querer conhecer mais o seu perfil e assim te seguir, te acompanhar. Maior que quantidade é qualidade, se naquele dia você não se programou, não sabe o que postar, NÃO POSTE NADA. Melhor um post de qualidade do que uma foto aleatória só para “tapar buraco”.

Eu por exemplo ainda tenho muito a aprender, quando eu não tinha nada para postar no insta, eu ia lá e soltava uma foto qualquer só para não ficar sem nada naquele dia. Acabava quebrando todo meu cronograma seguinte. Na minha BIO está escrito que ali você vai acompanhar minha vida e dicas sobre beleza e universo feminino. Mas eu não posso sair soltando um monte de foto minha seguidas só porque ali está escrito que é minha vida resumida em fotos.

Tenha um cronograma de posts para cada rede

Pegando o gancho do parágrafo acima, tenha sempre um cronograma de posts de todas as suas redes sociais. Seja um caderno, um Planner, uma planilha, o que seja, algo que você consiga se organizar para fazer esse cronograma.

Anote todas as suas ideias de fotos, de posts que quer fazer na suas redes sociais aquela semana. Acho melhor fazer semanalmente do que a longo prazo. Fica mais fácil se tiver que modificar algo. Anote tudo, eu costumo anotar todas as tarefas do meu dia seguinte em um Planner. Tudo que vou fazer mesmo, assim não fica nada de fora. Seja uma ida ao mercado, a um post que tem que ser terminado. Assim você consegue se organizar melhor, e ali vai escrever cada foto que será postada no Instagram (se seguir uma cronologia de feed, também é bom para ver qual foto será postada). O que vai para o Facebook, o que vai para o Pinterest. Visualizando tudo escrito, fica mais fácil para você não se perder.

Postagens diferentes para cada rede social

Se você quer crescer nas redes, tem que ter criatividade e disponibilidade para se dedicar a todas. Como falei no começo do post, fiquei muito obcecada pelo Instagram que acabava esquecendo das outras redes.

Faça postagens diferentes no Instagram. A mesma postagem que eu faço no insta nem sempre vai para o Facebook naquele mesmo dia, a não ser que seja dica de algo ou produto. Se for somente uma foto minha, ou da minha cachorra, por exemplo não vai para a Fan Page. Lá eu costumo postar algumas dicas, montagens de alguma coisa, dicas sobre cabelos. Essa mesma foto que postei no Facebook vai somente para os Stories do Instagram, assim não quebra aquela cronologia de posts.

Já no Pinterest costumo divulgar postagens do blog. Se eu vi que uma postagem teve muito acesso, faço outra de formas diferentes para chamar pessoas a clicarem no link. O Pinterest é uma rede que consegue trazer um volume de visitas muito alto em pouco tempo. Se você fizer as estratégias corretas consegue aumentar o trafego do seu blog em poucos dias. Eu não sabia mexer nele, no começo apanhei para entender como ele funcionava. Mas depois que peguei o jeito, as visualizações e engajamento só crescem. Tirando o Google, o segundo maior tráfego orgânico vem de lá.

arte mostrando engajamento do pinterest

Postagens frequentes e horários

Tenha o hábito de fazer postagens com frequência em suas redes sociais. É aquela velha história “quem não é visto não é lembrado”. Então se você quer que as pessoas vejam seu conteúdo faça postagens frequentemente. Todos os dias, mas entra também aquele mérito que eu falei: tenha um cronograma de postagens, e se não tiver nada de interessante para postar, não poste nada. Aproveite para criar mais conteúdo. Acho que uma postagem por dia no Instagram por exemplo, é o ideal. Porque se você fizer mais de uma e em seguida, não vai dar tempo das pessoas verem nem a primeira, quem dirá a segunda.

Saiba também quais são os horários que seu público está mais ativo nas redes. Assim, toda vez que você liberar algo em um período específico, vai saber que as pessoas estarão online e será mais fácil de ver, curtir, comentar.

arte com horários para postar no seu instagram

 

melhores horários para postar nas redes sociais

Interaja com seus seguidores e perfis que você segue

Se você quer engajamento nas suas redes não pode apenas postar e ficar esperando o milagre acontecer. Tem que interagir com seus seguidores se eles comentarem na sua foto. Responder comentários rapidamente no Instagram faz uma enorme diferença, pois o algoritmo vai perceber que naquela foto está tendo movimento. Curta e comente nas contas que você segue, assim as pessoas vão te conhecer. E passar a saber quem você é se fizer isso sempre. Interaja sempre, isso lá na frente fará uma enorme diferença. Tire uns 30 minutos do seu dia para responder comentários e comentar também. Dar uma atenção para as redes sociais, nem que seja um pouco trará muitos benefícios para você.

Espero que tenha ajudado com essas dicas e que você consiga crescer nas redes sociais. Um beijo e até o próximo post. 😉

linha que separa o texto com coracoes e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!