RECONSTRUÇÃO – CRONOGRAMA CAPILAR

Olá pessoal, tudo bom??

Já falei anteriormente sobre as outras etapas do cronograma capilar: hidratação e nutrição. Agora vou falar da etapa que serve principalmente para cabelos muito danificados, a reconstrução.

reconstrução cronograma capilar

O QUE É RECONSTRUÇÃO?

Essa é uma das etapas mais importantes para as loiras, aliás para quem tem cabelo com qualquer tipo de química. Se seu cabelo está detonado por qualquer procedimento, enfim, se você precisa de um HELP só essa etapa vai te salvar. Além disso todo cabelo precisa de reconstrução nem que seja uma vez ao mês, pois não é somente a química que enfraquece os fios, mas a poluição, usar produtos inadequados e ferramentas de calor também vão enfraquecendo o fio dia após dia.

Ela vai fazer a reposição de proteínas (massa proteica) dos fios. Nosso cabelo é composto por três substâncias: água, lipídio e queratina. A queratina é uma proteína muito importante que garante resistência, força e elasticidade aos fios. Com a deficiência dessa proteína os cabelos ficam ressecados, quebradiços e porosos. É aí que entra o papel da reconstrução, ela vai devolver aos fios a queratina que ele precisa, que foi perdida durante processos químicos. Essa reposição vai fazer com que os fios fiquem aptos a tratamentos mais simples como nutrição e hidratação. Se o cabelo estiver frágil e quebradiço ele não receberá bem os tratamentos. Então é preciso reconstruir a fibra capilar para ter um cabelo bonito e saudável.

ONDE A RECONSTRUÇÃO ENTRA NO CRONOGRAMA CAPILAR?

Existe um cronograma para cada tipo de cabelo: muito danificados ou loiros, pouco danificados e saudáveis (sem química). Deixo aqui mais uma vez a tabela para você se basear.

cronograma capilar

Da para ver que em cabelos muito danificados ou pouco ela só entra de 15 em 15 dias. Porque reconstrução demais pode dar efeito “rebote”. Invés de tratar, o cabelo pode receber vitaminas demais e acabar ficando pior do que já estava. Portanto a reconstrução não pode ser feita “toda hora” tem que esperar um intervalo de pelo menos 15 dias. Dependendo do cabelo fazer somente 1 vez ao mês. Se você for loira o cabelo exige mais reconstrução, pois o fio loiro tende a ser mais poroso e mais fraco, decorrente às químicas. Falei mais sobre cuidados com o cabelo loiro nesse post.

MÁSCARAS RECONSTRUTORAS

reconstrução máscaras

Entre uma infinidade de máscaras selecionei essas que são muito boas, já usei a maioria e não me arrependo. Hoje em dia uso muito a da Inoar, já falei até sobre ela aqui no blog. É uma das melhores máscaras reconstrutoras com preço acessível. Você não precisa de produtos caros para fazer um tratamento bom em casa. Os produtos com ótimo custo benefícios estão aí cada vez mais fortes no mercado. Mas é claro que de vez em quando iremos querer uma hidratação mais power. Uma hidratação no salão é outra coisa né?! Então, eventualmente se puder faça um tratamento no salão para deixar o cabelo mais forte e bonito.

Como faço a reconstrução?

Não tem segredo nenhum, é feito como qualquer outro passo do cronograma capilar. Lavo o cabelo com shampoo (para esta etapa gosto de usar um shampoo transparente). Após isso retiro bem a água dos fios, deixo eles úmidos. Aplico a máscara de reconstrução em todas as mechas do cabelo fazendo um enluvamento. Deixo agir de 10 a 15 minutos e enxáguo. Passo condicionador para fechar a cutícula do fio e depois finalizo como de costume. Na maioria das vezes eu faço tudo no chuveiro, deixo agir somente 5 minutos. A maioria dessas máscaras tem efeito rápido e não precisa deixar muito tempo para obter resultado.

Outra coisa que funciona muito também se o cabelo está muito danificado é passar queratina pura nele. Como fazer: lavar normalmente os cabelos com shampoo, após isso secar com a toalha e passar queratina nos fios, ir borrifando no comprimento do cabelo. Deixar agir por 15 minutos e passar máscara reconstrutora. Sim, você vai passar a máscara com a queratina no cabelo. Deixar o tempo necessário da máscara e finalizar como de costume. A queratina você encontra nas perfumarias, para loiro indico uma queratina transparente, porque senão pode amarelar os fios.

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA (ACIDIFICAÇÃO)

Existe um outro tipo de reconstrução que é quase a mesma coisa chamada reconstrução ácida. Mas Karina o que seria isso? É mais ou menos igual a reconstrução normal, só muda a forma de fazer e alguns produtos. Ela é um tratamento que fornece a recuperação e regularização do PH de cabelos frágeis, danificados e porosos. Ou seja, cabelos que passaram por químicas ou frequentemente usam ferramentas de calor. Cabelos danificados ou que passaram por processos químicos tendem a ter o PH alto, que deixa as cutículas mais abertas. Um cabelo com PH ácido tem as escamas mais lisas, tem mais brilho, é mais macio. E principalmente, segura melhor os tratamentos no interior da fibra.

Como é feito:

Você vai precisar de shampoo (recomenda-se o transparente). Acidificante (ele pode ser substituído por vinagre de maçã), uma máscara reconstrutora, uma máscara hidratante (se o cabelo estiver muito danificado recomenda-se uma de nutrição), leave-in ou creme sem enxágue.

Passo 01: Lave o cabelo normalmente, duas vezes para deixá-lo bem limpo.

Passo 02: Retire o excesso de água dos fios e aplique acidificante mecha por mecha. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Se não tiver acidificante pode usar vinagre de maçã. Como fazer com ele: Dilua o vinagre em água. Use meia xícara de vinagre e quatro de água. Aplique no cabelo todo massageando bem e deixe agir por 5 minutos. Enxágue.

Passo 03: Aplique a máscara de reconstrução e deixe agir o tempo que está escrito na embalagem. Enxágue.

Passo 04: Aplique a máscara de hidratação ou de nutrição e deixe agir o tempo descrito na embalagem. Enxágue.

Para finalizar: Divida o cabelo em duas partes e aplique acidificante. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Se não tiver acidificante finalize com vinagre de maçã, o mesmo esquema, dilua em água e aplique no cabelo. Não enxágue, ele ficará no cabelo, fique tranquila que não deixa cheiro. Após isso pode passar um leave-in da sua preferência e finalizar como de costume. Pode secar com secador, só não esqueça o protetor térmico.

Resultado: Cabelos mais fortes, macios, selado e muito mais saudáveis. Dá um trabalhão mas vale a pena no final.

Observação

O acidificante pode ser substituído por vinagre de maçã sem problema nenhum, mas lembrando que só pode ser vinagre de MAÇÃ. Existem produtos hoje em dia próprios para cabelos que imitam o vinagre, irá fazer o mesmo papel. Veja na foto a seguir.

acidificantes reconstrução

Todos os produtos que mencionei no post podem ser encontrados em perfumarias e drogarias.

CONCLUSÃO

Essa etapa tirando a de nutrição é uma das minhas prediletas. Embora meu cabelo ame nutrição e óleos eu gosto de fazer reconstrução, pois sinto os fios cada vez mais fortes e saudáveis. Quem é loira sabe, é muito difícil conseguir ser loira e ter o cabelo saudável ao mesmo tempo. Ainda mais quando usamos muito secador, chapinha, o próprio processo de descoloração já deixa o cabelo muito fragilizado.

Para quem não conhece muito sobre esse assunto de cronograma capilar pode ficar um pouco confuso com tanta informação. Não se preocupe eu também não sabia fazer nada, mas conforme você vai aprendendo, certamente pegará prática. É um caminho sem volta rs, quando começa a obter resultados, mais irá fazer para ver sempre o cabelo bonito e bem tratado. Com o tempo estará sabendo do que o fio precisa no momento. Como já falei anteriormente em um post meu cabelo ama nutrição e odeia o passo de hidratação, então eu descarto essa etapa e adapto um cronograma só pra mim.

Espero que tenha gostado do post, qualquer dúvida deixe nos comentários que responderei o mais breve possível. Um beijo e até o próximo 😉

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!