PRODUTIVIDADE: COMO SE ORGANIZAR MELHOR

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje vou falar de produtividade. Como conseguir ser mais produtivo no dia a dia e ter um rendimento melhor nas tarefas. Confesso que não me considero a pessoa MAIS PRODUTIVA do mundo rs, mas aos poucos as coisas vem melhorando. E vejo resultados satisfatórios depois que mudei alguns hábitos.

produtividade como se organizar melhor

ACORDE MAIS CEDO

Independente se você trabalha fora ou em casa, acordar cedo sempre será um desafio. Não conheço uma pessoa que goste de acordar cedo rs. Eu mesma odeio, isso é um obstáculo para mim. Mas nos últimos tempos que decidi me dedicar quase que 100% ao blog, tive que começar a acordar um pouco mais cedo. Porque senão o dia não rende, e acabo indo até muito tarde trabalhando aqui no blog.

Então se você quer que seu dia renda acorde mais cedo, não precisa madrugar. Mas um horário que dê para adiantar algumas tarefas de manhã e fazer o restante no período da tarde. Uma coisa que sempre faço para que eu acorde mais cedo é agendar os posts pro período da manhã. Assim eu sou meio que “obrigada” a levantar porque tem divulgar esse post o quanto antes.

Meu dia é mais ou menos assim: Acordo cedo e executo as tarefas domésticas pela manhã. Nesse meio tempo posto uma foto no Instagram e Facebook. Se tiver post, eu faço a divulgação. No período da tarde deixo para produzir conteúdo, tirar fotos de produtos para resenha, checar a caixa de e-mails e também ler artigos. Mas como gosto de ficar aqui produzindo e criando coisas, acabo sempre ficando até umas 22hs no computador, claro com intervalos para comer e se alongar. Outra dica importante: se você quer acordar com disposição mais cedo você tem que dormir cedo. Então se você costuma madrugar, mude esse hábito para não acordar com aquela sensação de sempre estar cansada.

TENHA UM PLANEJAMENTO

Planejamento é tudo! E eu acabei descobrindo isso na marra. Pois deixava para fazer as coisas em cima da hora sem me planejar, sem saber o que estava fazendo. Acabava ficando perdida e não realizando as tarefas por completo. Acho que essa é uma das dicas primordiais para produtividade. Planejar seu mês, sua semana vai tirar um peso das costas em saber o que fazer a cada dia. E assim ir realizando as tarefas, sem se atropelar para cumprir prazos, ou no fim do dia não conseguir ter feito tudo. É muito frustrante quando você sabe que tem coisas a fazer e não consegue porque não se planejou antes.

Então hoje eu sempre deixo minha semana mais ou menos planejada, o que irei fazer a cada dia. Não costumo ainda fazer um planejamento mensal, acho que o semanal para mim está dando mais certo. Então sei o que tenho que fazer a cada dia, quais posts irão ao ar naquela semana, quais fotos serão postadas. Ajuda demais para quem não é muito organizada assim como eu rs, estou aprendendo demais.

ESCREVA TODO O SEU DIA

Escreva tudo, até o que não precisa. Escrevo uma listinha do que devo fazer no meu dia e depois vou dando checklist em tudo, é muito bom. Isso fez com que eu fosse mais organizada aqui com o blog e as coisas que giram em volta dele. Meu rendimento melhorou muito depois de me planejar. Eu uso um Planner, você pode usar agenda, caderno, o que se sentir melhor. O importante é ter algo para escrever as tarefas diárias.

Eu gosto de escrever no papel, não curto muito coisas digitais, apesar de estar me adaptando. A única coisa que uso no computador é Google Planilhas, ele me ajuda muito com as ideias que tenho de posts. Anoto todas as ideias lá e conforme vou criando os post dou um checklist. É uma mão na roda.

Até as tarefas domésticas eu escrevo, faço uma lista de todo o meu dia. E conforme vai passando vou realizando tudo. No fim do dia eu dou um checklist do que foi feito e o que não foi vai para o dia seguinte. Até conseguir realizar tudo. Isso faz com que você acabe fazendo aquela tarefa mais chata que não curte muito. Faça ela sempre primeiro, porque assim você não vai ficar jogando para depois, e acabar fazendo nas pressas, o que não é legal.

organização e produtividade

NÃO PROCRASTINE

Eu já falei de procrastinação aqui no blog e isso é uma coisa que atrapalha muito na produtividade. Por experiência própria, o que eu mais fiz foi procrastinar. Não, isso não é nada legal, não deixe as coisas para depois, não empurre com a barriga, NÃO! Eu tive que dar um basta porque não estava dando mais certo. Quando eu achava que o dia podia ser mais produtivo ia lá procrastinava, isso me deixava muito mal.

Você acha que fez algo, mas no fim só enrolou o dia todo. Não conseguiu terminar uma tarefa por mais simples que ela fosse. Foi muito difícil para tirar esse hábito, mas hoje penso que o quanto antes eu realizar alguma tarefa, melhor. Não ficarei estressada, esgotada por tentar fazer as coisas nas pressas e não sair do jeito que imaginava.

Nossa mente é que comanda, eu aprendi isso. Procrastinava porque tinha preguiça e aí falava: ah, depois eu faço. E esse depois virava dias, semanas, meses. Sempre colocava um obstáculo no meio, mas que na verdade nem existia. Só na minha cabeça. Então se você passa por isso, tem que dar um basta como eu fiz. Se você tem uma meta, a sua vontade de querer realizá-la tem que ser maior que a sua preguiça. Foi colocando isso na minha cabeça que comecei a ser mais produtiva, e obtendo resultados fiquei mais empolgada. Claro que isso não aconteceu do dia para noite, foi todo um processo, demorou alguns meses. Tudo questão de adaptação. Antes eu estava acostumada a sempre deixar as coisas para depois, hoje eu simplesmente não consigo mais deixar. Ainda não estou 100%, mas digo que melhorei demais desde quando mudei esse hábito.

SEJA FOCADO

Ah como é difícil ter foco. Sou uma pessoa que viaja na maionese com facilidade rs. Estou me policiando demais. Quando vejo que estou distraída com outras coisas sem ser a que tenho que fazer no momento já volto para a realidade. Se queremos que no fim do dia tenhamos realizado a maioria das tarefas, temos que focar naquilo que julgamos mais importante. No meu caso é criar conteúdo para esse bloguinho que vos fala haha! Então procuro focar em tudo que gira em volta dele.

Se estou escrevendo um post, procuro não me dispersar daquilo até terminar. Ou até ter escrito pelo menos a metade. Porque se eu me perco, não consigo escrever mais, e aí o post não fica do jeito que queria. Independente do que esteja fazendo, tenha foco para realizar aquela atividade, e pode ter certeza que quando tem foco a gente da o nosso melhor e aquilo acaba saindo perfeito. Do jeito que imaginamos, e no fim do dia é satisfatório saber que conseguimos fazer o que gostamos da forma que planejamos.

produtividade: como se organizar

Essas foram as minhas dicas. O que eu faço para que tenha um dia mais produtivo e assim realizar as tarefas. Claro que cada pessoa tem o seu jeito de trabalhar, isso é o que da certo para mim. Mas se você está perdido e não sabe mais o que fazer para que tenha mais produtividade no seu dia, siga essas dicas, pode ter certeza que tudo vai mudar.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixem nos comentários que responderei com maior carinho. Um beijo e até o próximo post.

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!