PELE BONITA E SAUDÁVEL – SAIBA QUAIS SÃO OS CUIDADOS

Olá pessoal, tudo bom??

Você sabe cuidar da sua pele corretamente? Hoje vou falar quais são os cuidados básicos e necessários para se ter uma pele mais bonita e saudável. Eu era super preguiçosa, não cuidava da pele direito, nem protetor solar eu passava e com isso acabei ficando com manchinhas de sardas. Não dava mais para ficar desse jeito e hoje tenho uma rotina, mesmo que básica, com produtos simples, que aliás estão fazendo uma enorme diferença.

Se você tem preguiça de cuidar da pele, mas que sabe que é super necessário, esse post é para você.

cuidados com a pele

Saiba qual seu tipo de pele

Primeiramente, antes de mais nada, você tem que identificar qual seu tipo de pele. Se é oleosa, mista, normal ou seca. Lembrando que ela pode mudar a cada estação, ou por uso de algum medicamento, como anticoncepcional.

Para identificar é fácil, eu me enrolava no começo, mas hoje já sei. Essa identificação é muito importante, para evitar de usar produtos errados.

Pele seca: Essa é uma das mais fáceis, ela é totalmente ressecada e repuxada. Também costuma descamar com facilidade em volta do nariz.

Pele oleosa: É extremamente brilhosa, e por mais que você lave sempre vai ter aquele brilho. Se passar a mão irá sentir um leve óleo nos seus dedos. É uma pele com mais tendência a ter acne se não cuidar corretamente.

Pele mista: Como diz o nome: mista. É uma mistura dos dois tipos, ela é oleosa na zona T, ou seja, nariz, testa e queixo. E mais seca nas bochechas. Também tem mais facilidade para ter acne.

Pele normal: Não é nem muito seca, nem oleosa. Uma pele que acho que todos gostariam de ter haha!

Como disse anteriormente a pele pode mudar conforme as estações ou uso de remédios. No meu caso quando tomava anticoncepcional minha pele era super seca, porém não tinha nenhuma acne. Ela era mais lisa. Quando parei de tomar, ficou mais oleosa na zona T, hoje tenho uma pele mista e com acne. Ficou mais sensível também.

+ Leia: Água termal: Benefícios para pele e cabelos

PASSOS PARA CUIDAR DA PELE CORRETAMENTE
Lavar o rosto com produtos específicos

Após descobrir o seu tipo de pele é hora de usar produtos específicos, começando pelo sabonete. Pode ser líquido ou em barra, não importa. O mais importante é ele ser para seu tipo de pele.

Gosto muito de usar sabonetes líquidos, já usei muito em barra. Mas hoje sou mais adepta ao líquido ou em gel. Se você tiver tendência à acne pode escolher um sabonete que seja para evitar ou secar as espinhas.

Lave o rosto duas vezes ao dia, eu lavo sempre de manhã quando acordo e no fim da tarde para noite. A segunda vez que eu lavo é sempre no banho. Mas você pode lavar antes de dormir e fazer sua rotina noturna.

foto com sabonetes faciais para pele

Tonificar

O tônico é muito importante, porque ele vai tirar as impurezas que o sabonete talvez não tenha conseguido. Além de limpar, vai ajudar a preparar a pele para receber outros tratamentos, como hidratante. Existem tipos diferentes de tônicos e com funções diferentes. O tônico normal vai complementar o ritual de limpeza da pele removendo o excesso de resíduos. Já o adstringente é um tipo de tônico que contém substâncias específicas para pele oleosa. Contém ácido glicólico, ácido salicílico ou enxofre. Além de limpar vai controlar a oleosidade.

Tônico adstringente: Indicado para pessoas com pele mista ou oleosa, vai controlar o excesso de brilho, regulando a oleosidade.

Tônico para pele sensível: Tonifica e acalma a pele sensível. Geralmente apresenta em sua composição componentes como a alantoína que minimizam a irritação.

Tônico para peles normais ou secas: Geralmente são compostos por aloe vera, camomila, chá verde, entre outros. Oferecem uma limpeza e tonificação refrescantes, sem ressecamento da pele.

Aplicar com algodão duas vezes ao dia após lavar o rosto.

tonico facial para pele

Hidratar

Logo após fazer esses dois passos citados acima é hora de hidratar. E nesse passo também tem que usar um hidratante para o seu tipo de pele. Você pode também usar um hidratante mais leve durante o dia e outro que seja noturno, ou que tenha um poder de hidratação maior à noite.

Lembrando que o creme tem que ser específico para o rosto, jamais use um creme de corpo. Afinal, se existem cremes faciais e corporais eles têm que ser usados separadamente. Pessoas que tem a pele oleosa se usar um creme corporal pode causar uma oleosidade ainda maior, além de poros dilatados, e até mesmo o desencadeamento de espinhas e cravos.

Se você tiver olheiras existem loções faciais para essa região do rosto que costuma ser mais sensível. O hidratante vem após o tônico, também pode ser usado até duas vezes ao dia (manhã e noite). Outro produto importante é a vitamina C. Séruns com 20% de vitamina C vão ajudar a clarear manchas, vai dar mais elasticidade para pele e consequentemente diminuir as linhas de expressão. E ajudar no colágeno também, você vai sentir uma pele mais firme após começar a usar. Os resultados começam a aparecer com 1 mês.

Proteger

Um dos cuidados mais importantes é passar protetor solar. Esse passo você não pode pular de jeito nenhum! A pele precisa estar sempre protegida dos raios UV e das luzes artificias, pois senão podem causar manchas, sardas e até mesmo câncer. Eu não passava protetor solar no rosto nunca, hoje virou meu ritual, não vivo sem. Até nos dias chuvosos eu passo.

Ele deve ser passado após o hidratante e antes da maquiagem, se você costuma usar maquiagem durante o dia. Tem que ser a partir do fator 30, porque inferior a isso já não protege tanto assim. Existem muitas marcas no mercado, se você tem pele oleosa sempre procure por um que seja oil free, senão ele pode ficar pegajoso e desconfortável. Além de fazer produzir mais óleo ainda. Tem também com cor se você usa maquiagem

Aplicar assim que acordar e fazer os outros passos, reaplicar durante a tarde.

protetor solar facial

Outros cuidados importantes
Beba água

Parece uma dica bem clichê, mas todos nós sabemos que a água é muito importante para nossa saúde. Sua pele, cabelos, unhas e saúde vão agradecer. Se você assim como eu não consegue beber muita água, comece aos poucos. Coloque celular para despertar para lembrar de tomar. Eu sou uma negação, não tomo água porque esqueço rs. Mas estou tentando mudar esse hábito que sei que é horrível. Temos que beber de 2 a 3 litros de água por dia. Muito para quem não tem costume. Você não precisa também ser a louca, comece devagar e aí depois vai ver que aquilo já faz parte da sua vida, e seu corpo vai pedir.

Retire bem a maquiagem

Outro cuidado super importante é sempre retirar bem a maquiagem. E nunca dormir maquiada. Nunca faça isso, vai acabar com a sua pele. Pois a maquiagem entope os poros e vai causar espinhas, oleosidade em excesso e vai deixar a pele feia. Use sempre um lenço demaquilante ou um próprio demaquilante, existem vários tipos. Água micelar também retira make. Após remover o grosso, lave o rosto e certifique que saiu tudo. Tonifique e hidrate.

Se alimente bem

Mais uma dica clichê. Se você tiver uma alimentação balanceada, rica em vitaminas necessárias para seu organismo, certamente irá refletir na pele. Comer verduras, legumes, frutas é muito importante tanto para nossa saúde como para pele, cabelos, unhas. Isso todos nós sabemos não é mesmo?! Lógico que não precisamos nos limitar sempre e viver obcecada por isso, uma besteirinha de vez em quando não vai fazer mal, pode ter certeza. Então, procure sempre se alimentar bem, nos horários corretos, não pule refeições e não fique muito tempo de estômago vazio, um intervalo de 3 horas é o essencial.

Dicas extras
Esfoliação

Pelo menos uma vez a cada 15 dias ou uma vez por semana faça uma esfoliação no rosto. Ela vai ajudar a retirar a pele morta e a limpar mais profundamente. Mas, não esqueça que após fazer esse procedimento os poros estarão abertos. Então em seguida passe um hidratante para fechá-los e assim fazer com que ele penetre mais na pele.

Use máscaras faciais

Hoje existem vários tipos de máscaras para todos os tipos de pele. Para pele sensível, para acalmar, para acne, tem para escolher. E também tem as máscaras de argilas. Eu gosto muito de usar. Argila branca: Para peles mistas a oleosas. Argila verde: Para peles oleosas e acneicas. Argila rosa: Para peles secas ou normais.Tem a argila já pronta que vem em uma embalagem parecendo um creme. Ou então o pó da argila que é só você misturar com soro e aplicar no rosto todo. Fazendo isso uma vez na semana verás uma grande diferença.

Faça limpeza de pele

Claro que cuidar da pele em casa é essencial, mas uma limpeza de pele na esteticista é outra coisa. Pelo menos uma vez por mês ou mais, depende de como está a sua pele. Nessa limpeza usam-se produtos específicos para uma limpeza mais profunda, além de retirar cravos e espinhas que não conseguimos.

Não esqueça de cuidar do corpo

Esse post é específico para cuidados com o rosto, mas não podemos esquecer de cuidar do corpo também. Principalmente agora no frio, que ela tende a ficar mais seca. Use sempre um creme hidratante corporal, faça esfoliação também, uma pele lisinha e hidratada é outra coisa.

Consulte um dermatologista

Por fim, se você tem algum problema mais complicado de resolver, somente o médico poderá te ajudar. Passando produtos específicos ou até mesmo remédios via oral, no caso de espinhas em excesso.

Espero que tenha gostado do post. Conforme for trazendo esses cuidados para seu dia a dia e sua rotina, vai ver que sua pele vai melhorar muito. Um beijo e até o próximo 😉

linha que separa o texto com coracoes e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!