ORGANIZAÇÃO: COMO FAZER UM CRONOGRAMA DE POSTS

Olá pessoal, tudo bom??

Já dei várias dicas aqui para quem é iniciante com o blog assim como eu me considero uma também. Aprendi muitas coisas nessa internet e procuro sempre repassar aqui, porque esse é meu intuito, ajudar pessoas. Então resolvi dar dicas de organização novamente, como eu me organizo referente aos posts do blog. Qual cronograma eu faço para não me perder.

Confesso que antigamente eu era muito desorganizada, escrevia um post hoje, depois de 1 mês ia postar novamente no blog. E isso fazia com que o blog ficasse mais parado do que atualizado. Em meados do ano passado resolvi levar mais a sério e com isso os resultados apareceram. Hoje irei dar algumas dicas e falar como você pode se organizar melhor e fazer postagens de qualidade.

organização como fazer um cronograma de posts

TENHA UM PLANNER/ AGENDA

Por mais que hoje em dia a gente tenha a tecnologia a nosso favor, eu não abro mão do bom  e velho papel. Uso um Planner para conseguir organizar os posts do blog. Ele me ajuda não só na parte profissional, mas até no pessoal, anoto tudo que tenho a fazer no meu dia lá.

Desde uma ida ao mercado a um post no Instagram, tudo é anotado no Planner. Já usei muitas agendas, até gostava, mas me adaptei muito melhor com o Planner. Ele é todo organizado para você colocar mesmo as tarefas diárias.

Todos os dias anoto algo lá que quero cumprir, geralmente já faço algumas anotações na noite anterior. E na manhã no dia seguinte eu checo e cumpro as tarefas. Se alguma tarefa não for cumprida será passada para o dia seguinte, faço assim até concluir. Quando uma tarefa é cumprida eu passo um marca texto para saber que já fiz, se não foi faço um X com caneta vermelha. E por mais que seja um planner para todos os tipos de tarefas, ele se tornou primordial para o blog, tudo sobre o ele é anotado lá.

Existem Planners de mesa, mensal, anual e semanal. Utilizo o que tenha essa organização toda em um só, ele tem organização semanal, mensal e anual. Mas gosto de usar somente a semanal, vendo cada dia o que irei fazer, me encontrei melhor assim. Já disponibilizei um Planner 2019 que fiz especialmente para vocês aqui do blog. Só entrar e baixar aqui. Mas tem várias lojas que vendem, comprei o meu em uma papelaria e é da marca Tilibra, existem de outras marcas e modelos, vai do seu gosto e bolso.

organização agendas e planners

ANOTE TODAS AS IDEIAS

Quando eu faço minhas anotações no Planner não coloco o assunto do post que vai ao ar naquele dia. Eu somente escrevo que vai um post novo, pois na hora que anoto ainda não sei qual post irei liberar primeiro. Para isso eu uso o Google Planilhas, lá eu anoto todas as minhas ideias de posts que quero escrever. Faço todo o processo, começando com a ideia, escrevendo e finalizado. Separo por status, categoria que é o post, palavras-chave e observações. Nas observações eu escrevo algo que tenha que acrescentar naquele post, se falta edição de imagens, revisar etc. Chamo essa planilha de BANCO DE IDEIAS DE POSTS, mas você pode colocar o nome que preferir. O bom é que tem aplicativo então se surgir uma ideia e você estiver longe do computador, pode anotar no celular.

Com as ideias anotadas ali, toda vez que abrir e visualizá-las fica mais fácil de montar um cronograma. Você consegue ver qual post quer que vá primeiro e depois. E às vezes conforme olha para aquela planilha todos os dias, outras ideias vêm automaticamente. Acontece muito comigo isso.

Separo as barras por cor, os que já foram pro ar coloco um rosa mais claro e os que estão escrevendo ainda e agendados deixo um rosa mais escuro. Assim consigo me achar melhor, os que são somente ideias deixo em branco mesmo.

organização no google planilhas

ESCREVA COM ANTECEDÊNCIA

Para conseguir se organizar melhor sempre quando estou escrevendo um post, já existe um outro na frente pronto para ir ao ar. Procuro não escrever o post em um dia para postar no dia seguinte, pois sempre terá algo que vai faltar, e pode não ficar do jeito que quero. O certo seria uma semana de antecedência.

Deixe posts já prontos e programados para ir ao ar, assim você só se preocupa com a divulgação e outras coisas, como as redes sociais que tomam um tempo da gente. Antigamente eu escrevia o post e no mesmo dia já colocava no ar, sem revisar, um desastre. Prefiro deixar o blog sem atualizar uma semana do que fazer as coisas na pressa só para ele não ficar parado. Lembre-se sempre: qualidade é muito melhor do que quantidade, lá na frente terá resultados mais significativos.

organização escrevendo

Espero que tenha gostado dessas dicas de organização, esse é o jeito que acho mais viável para mim. Mas você pode se organizar da forma que se adaptar melhor.

Um beijo e até o próximo 😉

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!