NUTRIÇÃO E UMECTAÇÃO – CRONOGRAMA CAPILAR

Olá pessoal, tudo bom?

Já falei anteriormente sobre a etapa hidratação do Cronograma Capilar. Quais produtos usar, como identificar se a máscara é de hidratação para ter um cabelo mais bonito. Hoje falarei da minha etapa predileta: NUTRIÇÃO E UMECTAÇÃO. Mas peraí, qual a diferença dessas duas coisas? Tem muita gente que tem dúvidas, e acho legal vir aqui explicar para você segundo toda a minha experiência.

foto rosa escrito nutrição e umectação

O QUE É NUTRIÇÃO?

Isso nada mais é que máscaras que contém óleos vegetais, manteigas, proteínas hidrolisadas ou ceramidas na sua composição. Ela vai se encarregar de fazer a reposição lipídica (oleosidade) dos fios que se perdem por causa de química, prancha e secador. Se seu cabelo está com frizz, sem brilho, com aspecto ressecado e opaco ele precisa de nutrição. Além disso ela tem o papel fundamental de reter a hidratação da estrutura do fio, evitando o ressecamento.

Para saber se uma máscara é nutritiva você deve olhar os componentes que vem primeiro. Se tiver óleos e manteigas ela é. Mas você pode fazer o que eu sempre faço: batizar uma máscara com algum tipo de óleo. Eu gosto de usar o óleo de coco, mas também pode usar o azeite extra virgem. Pego um tanto de máscara de hidratação e coloco óleo de coco, depois aplico nos cabelos lavados e úmidos. Deixo agir alguns minutos e enxáguo normalmente, após isso passo condicionador e finalizo na forma que achar melhor.

+ Leia: Cronograma Capilar: Etapa de hidratação

embalagens de algumas máscaras de nutrição

O QUE É UMECTAÇÃO?

Umectação é quase a mesma coisa que nutrição: tratamento à base de óleos. Só que é feito de um jeito um pouco diferente. Invés de você colocar o óleo na máscara, você vai passar direto nos cabelos secos. Para fazer esse processo gosto de usar o óleo de coco, mas tem gente que gosta do azeite extra virgem, ou misturar vários óleos como: óleo de alecrim, óleo de amêndoas, óleo de rícino e por aí vai.

Então com os cabelos secos, você vai aplicar óleo mecha por mecha. Não precisa ensebar o cabelo, mas vai deixar de um jeito que óleo penetre nos fios. Pode passar na raiz sem problema nenhum. Sugiro fazer com ele sujo, porque será lavado depois. Deixe agir por pelo menos 3 horas. Não pode ser menos que isso, senão não trará o efeito desejado. Muita gente gosta de fazer durante à noite enquanto dorme, eu nunca faço assim, prefiro fazer em um dia que possa deixar o óleo bastante tempo no cabelo. Mas fica à seu critério.

Você também pode usar esses óleos como um pré shampoo. Ele vai ajudar o cabelo a não ser tão agredido quando receber o shampoo, que tende a deixar o cabelo mais áspero. É só passar nos fio secos como se fosse fazer umectação, mas deixa agir por uns 20 minutos só e depois lava normalmente.

Removendo a umectação

Existem duas formas de remover o óleo do cabelo: Com creme ou com shampoo lavando normalmente. Eu gosto de remover com shampoo, já tentei com creme, mas não deu certo pra mim. Para remover com creme tem que ser um creme/máscara sem silicones e parabenos, aqueles para fazer low/now poo. Quando fiz usei o Yamasterol. Você vai molhar os cabelos e passar o creme e com isso o próprio produto vai tirando o óleo. Não vai passar shampoo nem nada, somente o creme. O cabelo fica muito bonito, brilhoso sem frizz nenhum. Eu só não gostei porque pesou nos meus fios. Mas isso vai depender de cabelo para cabelo.

Eu retiro com shampoo normalmente, passo duas vezes para ter certeza que não ficou nenhum resíduo. Após isso passo uma máscara de hidratação, ou de nutrição mesmo. Eu prefiro usar de nutrição. NUNCA use uma de reconstrução quando fizer umectação, pois pode dar efeito rebote e o cabelo ficar duro. E finalizo como de costume. Existe um mito que após fazer umectação não pode usar secador nem prancha como processo de finalização. Pois como foi passado óleo essas ferramentas irão fritar os cabelos, mas isso não tem nada a ver, pois o óleo já foi tirado. Sempre finalizo com secador e prancha para ativar o tratamento e o cabelo fica MARA.

Lembrando que: Todos os óleos que forem usados nos cabelos tem que ser 100% VEGETAIS, ou seja mais natural possível, sem nenhuma adição de conservante ou qualquer outra coisa que mude a sua composição.

vários óleos para umectação e falando sobre cada um

ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS

Você pode encontrar os produtos que eu listei nas perfumarias, farmácias e internet. Aqui só dei alguns exemplos de uma infinidade de máscaras e óleos que existem para deixar o cabelo mais bonito e saudável. Farei um post mais pra frente falando somente sobre óleos que fazem bem pros nossos fios.

Espero que tenham gostado do post, se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que responderei. Um beijo e até o próximo 😉

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!