A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO DE VISITA

Olá pessoal, tudo bom com vocês?? 

No post de hoje vou falar sobre cartão de visita, o porquê ele é tão importante para quem trabalha na internet, ou fora dela, enfim, para quem tem seu negócio próprio e precisa divulgá-lo.

Mas para nós que somos blogueiras, se torna uma ferramenta indispensável. Ele vai conter todas as nossas informações, é uma apresentação do nosso negócio. E também para as empresas conseguirem nos encontrar quando formos em um evento, por exemplo.

A gente sabe que as pessoas tendem a guardar os cartões que julgam mais bonitos. Eu pelo menos sou assim haha! Se você também se preocupar com a elaboração de um impresso com design agradável, as chances de ser lembrada é ainda maior. Sempre tem que pensar em tudo para que o cartão de visita seja o melhor possível, um layout que chame atenção e tenha a ver com seu trabalho fará toda a diferença.

CRIANDO SEU CARTÃO

Você pode criar seu próprio cartão de visitas se gostar de design e manjar disso, ou então mandar fazer em uma gráfica especializada nisso. Como gosto muito de criar coisas, eu mesma fiz a arte do meu e só mandei a gráfica imprimir. Pesquisei muito sobre tipos de papel, gramatura, TUDO. Quando imprimi já sabia o jeitinho que ia ficar o cartão. Alguns pontos chaves precisam ser pesquisados:

→ Qual a melhor arte?

A melhor arte é aquela que você se sente bem quando olha, e sabe que as pessoas vão lembrar de ti através daquilo, mas tem que ter a sua cara. É o que vai dar a sua identidade visual ao cartão.

→ Preciso colocar o logo do blog?

Eu preferi colocar o logo aqui do blog, afinal é ele que estou divulgando. Mas você pode fazer do jeito que achar melhor, ressaltando que ele não pode fugir muito do contexto, e do que você está divulgando, para não perder sua identidade.

→ Qual melhor papel escolher? 

Existem vários tipos de papel e acabamentos que podem ser feitos cartões de visitas. Tem pessoas que fazem a impressão até em folha de sulfite, mas como eu disse quanto melhor a apresentação mais chances de você ser reconhecido, então essa parte tem que ser escolhida com bastante cautela, para passar o máximo de profissionalismo possível.

TIPOS DE PAPEL E ACABAMENTOS

Couché FoscoGramaturas 250g e 300g

Couché BrilhoGramaturas 250g e 300g

OffsetGramatura 240g

RecicladoGramatura 240g

Também é possível imprimir papel couché em 120g, 150g e 170g. O papel offset pode ser impresso entre 56g a 240g, e o papel reciclado entre 90g e 240g.

→ O que seria a gramatura?

Gramatura é o peso do papel em relação ao seu tamanho. Geralmente se faz com gramaturas de 250g ou 300g. Quanto mais pesado e mais grosso for o papel mais qualidade terá esse cartão. O mais aconselhável é fazer em gramaturas acima de 200g. O meu é de 250g e ficou ótimo, nem muito grosso, nem fino demais.

Acabamentos:

→ Laminação brilho – Após a impressão do cartão, ele pode passar por um processo de laminação. Aqui é dado o acabamento que vai aperfeiçoar a parte estética. Ele tem efeito semelhante ao do verniz.
Esse efeito pode ser aplicado no cartão inteiro ou em algumas partes específicas, se tiver alguma coisa que quiser destacar. Quando se tem o destaque só em uma parte do cartão se chama verniz localizado.

→ Laminação fosca – Nesse tipo de laminação é realizado o mesmo processo que o anterior, a diferença é que ela causa um efeito mais opaco e fosco. Particularmente eu gosto mais desse efeito, o meu cartão é assim. Acho que passa uma impressão mais elegante e profissional. Este processo ainda não deixa marcas de dedos no cartão, o que é ótimo.

Hoje em dia existem vários sites que você manda a arte pronta ou até cria por lá, e só paga a impressão e o frete. Eu quase fiz assim o meu, mas por alguns fatores acabei fazendo em uma gráfica física mesmo.

Mostro aqui 3 sites para vocês terem uma noção:

Futura Imbatível: Esse aqui é um dos melhores, foi muito bem recomendado por pessoas que conheço e só fazem lá. O melhor é que ele tem várias unidades para retirada por todo Brasil, então você manda a arte pelo site, aguarda o prazo de produção, que geralmente é super rápido, alguns produzem em 24h. Depois é só retirar direto na unidade. Caso não tenha unidade na sua cidade, é só pagar o frete que algumas vezes sai de graça.

Criar cartão: Esse site eu não conhecia, mas olhando aqui e pesquisando só vi coisa boa.  Diz que é a número 1 em cartões de visitas. Marisa, Burger King e o Boticário, são algumas empresas que já fizeram cartão com eles. Muitos elogios no site, então vale a pena conferir.

PrintiGostei muito do site, além de cartão de visita eles também fazem sacolas personalizadas, adesivos, flyers, banners, rótulos, panfletos e muito mais. Vale a pena entrar no site para conferir. Eu amo essas coisas de papelaria, já fico louca rs.

Veja aqui: Ebook Meu blog paga meus boletos.


Espero que eu tenha conseguido esclarecer a importância do cartão de visita para você que é blogueira assim como eu, tenha cuidado para fazer um cartão bom, que atraia os olhos das pessoas e que transmita credibilidade em seu trabalho. Um cartão de visita bonito, bem elaborado, faz com que a pessoa queira saber mais sobre aquilo, se não for assim será descartado, infelizmente.

Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo. Espero que tenham gostado do post e que te ajude muito, pois esse é meu intuito.

Me sigam nas redes sociais:

Instagram

Pinterest

Facebook

Beijos e até o próximo post 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *