COMO ESCREVER UM BOM POST – 5 DICAS

Olá pessoal, tudo bom?

Ter um blog e escrever posts parece ser bem legal, mas não é tão simples assim. Quando criei o blog achava que sabia TUDO sobre escrever textos, mas estava enganada. Não é somente escrever, existe muita coisa por trás até um post ir ao ar e ficar lindo para quem lê. É um trabalhinho, mas se você gosta do que faz, se torna mega prazeroso.

Como sou Jornalista, quando comecei com o blog estava praticamente no início da faculdade, queria apenas praticar a escrita. Não me importava muito com as técnicas usadas para se ter um texto mais rico, nem tinha ideia que poderia talvez ganhar dinheiro com o blog. Olhando os posts antigos eu via como escrevia mal rs. Nem tinha um planejamento de posts, eu ia lá escrevia e já postava sem revisar muito. Por esses dias arrumei todos os posts antigos, e apaguei um monte também. Tenho mais noção que para escrever um post temos que planejar com antecedência.

Hoje vou dar 5 dicas para você escrever um bom post. Com todas as técnicas usadas que dão certo para mim.

foto de mesa, com flores, óculos, caneta de escrever dourada e lápis rosa

1 – PLANEJAMENTO

Antes de começar a escrever faço o planejamento dos posts. Como eu faço isso? Eu não planejo o meu mês inteiro e sim semana após semana, o que será postado em qual dia.

Então sabendo disso se você tem uma ideia anote-a, para não esquecer depois. Anoto tudo em um Planner, na mesma semana que será postado. Antes disso tenho várias ideias anotadas em uma planilha do Google. Não pense que para postar algo no blog é apenas escrever e já postar logo, tem que existir um planejamento prévio. Aconselho uns 3 dias antes do post ir ao ar, ou 1 semana, você já estar planejando o post da semana seguinte.

Se você não consegue deixar vários posts prontos e só ir liberando durante os dias, escreva então com pelo menos 1 semana de antecedência. Para quando ele for postado, estar tudo certo. Antes não me planejava para nada, os posts iam ao ar no mesmo dia que foi escrito. Tudo errado, sem revisão, isso não é nada bom. Planejamento é TUDO!

foto de teclado com flores e lápis

2 – IMAGENS DE QUALIDADE

Quem escreve, sabe que um bom post tem que conter imagens. Até para dar uma pausa em tanto texto. Procure colocar imagens de qualidade no seu post, para ele ficar mais rico e mais bonito visualmente. Se for uma resenha de algum produto tire fotos com qualidade. Sei que no começo é difícil, as minhas fotos também não eram boas, e ainda está longe. Mas aos poucos procuro melhorar sempre.

Uma imagem bonita vale muito, edite se achar que for preciso. Mostre detalhes, ajuda a deixar o post mais completo. Você pode usar também banco de imagens. Existem vários sites que disponibilizam imagens de graça para você usar em seu blog. Só não pode fazer uso comercial delas.

foto de computador, com vários acessórios

3 – NÃO PROCRASTINAR

Eu sofria demais com isso. Até um tempo atrás estava praticando isso e sei que não é bom. Ficar deixando as coisas sempre para depois, faz com que a gente ache que fez tudo e no final acaba não realizando nada. As coisas ficam sempre por incompleto ou nem são feitas.

Se tiver que escrever algo, escreva na hora, ou no dia que tem que ser feito. Procrastinar isso só vai te deixar mais insatisfeito, ou então ter que fazer tudo correndo para cumprir prazos. E assim acabar fazendo de qualquer jeito. Não seja essa pessoa, procrastinação é o maior vilão de quem trabalha em casa. Falo isso por experiência própria.

foto de teclado com agenda e clips na mesa

4 – SABER O BÁSICO DE TÉCNICAS DE SEO

Ah, mas o que é SEO? Eu não fazia a mínima ideia do que era, que isso existia. Era super leiga nesse quesito. SEO no inglês significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para mecanismos de buscas. É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs, páginas da web. Essas otimizações visam alcançar rankings orgânicos gerando tráfego para seu site/blog.

Então quer dizer que, se você saber as regras de SEO para deixar seu site otimizado, as chances de aparecer na primeira página de buscas do Google são altíssimas. Existem vários artigos na internet, que explicam super bem como fazer tudo certinho para escrever um post com técnicas de SEO.

Para quem tem Blogger sei que não existe nenhum plugin que oriente sobre o SEO. Tem que ser feito tudo manualmente. Já no WordPress tem o plugin Yoast SEO, é o que eu uso e muito bom por sinal.

Requisitos básicos para o texto estar dentro do padrão das técnicas de SEO:
  • O texto tem que ter 300 palavras ou mais.
  • A palavra – chave do texto tem que estar no início do título e no primeiro parágrafo. E ser citada por pelo menos 5 vezes durante o texto.
  • As frases do texto não podem conter mais que 20 palavras sem ser separada por ponto. E um parágrafo não pode conter mais de 300 palavras. Então tem que separar parágrafos com subtítulos.
  • Usar a palavra-chave em algum subtítulo.
  • O post deve conter imagens. E principalmente atributo alt da imagem. Que é a descrição de cada imagem do seu post contendo a palavra – chave.
  • Meta descrição: A meta descrição é um resumo bem básico do seu post. Sobre o que ele vai falar e tem que ter a palavra – chave.
  • Links internos e externos: No texto deve conter links internos como referências de algum post seu. E link externo são links que não vão direto para seu post como suas redes sociais, por exemplo.
  • Palavras de transição: O texto deve ter  uma porcentagem de palavras de transição, que são: e, mas, só, porque. Hoje eu ainda tenho um pouco de dificuldade nessa parte, então sempre estou lendo mais sobre.

Enfim esses são alguns requisitos para seu texto ficar o mais limpo e otimizado possível para ser ranqueado no Google. Quanto mais otimizado, melhor.

foto de café com bloquinho de anotações, canetas e câmera fotográfica

5 – ESCREVER BEM E REVISAR O TEXTO

Uma das coisas imprescindíveis para se escrever um bom texto é ler. Se você não ter o hábito de sempre estar lendo algo, você não irá escrever bem. Um texto correto, com concordância, faz com quem está lendo volte ao seu blog para ler mais, ou fique lendo posts antigos. Isso conquista o público, porque ninguém quer ler um texto com vários erros de português.

Muitas vezes eu escrevia, não lia direito depois o texto e já publicava. Depois de um tempo quando ia ver, ele estava cheio de erros, não de português, mas não estava tão coerente. Então leia quantas vezes for, até arrumar tudo que você quer e o texto ficar do seu jeito.

Espero que vocês tenham gostado das dicas, que ajude de alguma forma. Estou aqui para isso. Qualquer dúvida deixem nos comentários.

Um beijo e até o próximo post 😉

linha que separa o texto com corações e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

2 Comments on COMO ESCREVER UM BOM POST – 5 DICAS

  1. Caio
    16 de fevereiro de 2019 at 01:32 (6 meses ago)

    Faltou suas imagens terem o atributo alt definido =/
    Os leitores de tela utilizam esse atributo para ler a imagem para os deficientes visuais… fica a dica.

    Responder
    • Karina Ribeiro
      18 de fevereiro de 2019 at 21:55 (6 meses ago)

      Olá! Obrigada pela dica, pode deixar que farei as correções necessárias! 😉

      Responder

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!