CANVA: COMO USAR NO SEU BLOG?

Olá pessoal, tudo bom??

Hoje vou te ensinar a usar um site muito útil se você tiver um blog: O Canva! E se não tiver blog também, é um site muito bom para fazer várias coisas como, montagens de fotos, convites, panfletos, artes para suas redes sociais e muito mais. E o melhor, é gratuito! Claro, tem a parte que você pode pagar, mas o gratuito já tem ótimas funções.

Ele serve também para quem não sabe mexer nesses programas mais elaborados, como Photoshop e Illustrator. Pois é fácil e simples, e dá outra cara para seus posts. Pode ter certeza que após começar a usar, você não vai querer saber de outra coisa.

capa do post sobre canva

Entrando no site e registrando 

Primeiramente antes de começar a fazer suas artes, você precisa se registrar. Só entrar no site e fazer um registro simples. As opções são registrar com o Facebook, com o Google ou com um e-mail. Super simples e fácil. Depois só clicar em criar um design.

foto mostrando como se registra no canva

Criando artes no Canva

Você pode criar várias artes, olhando pelo site tem muitas opções para seu blog, redes sociais, tudo com o tamanho certinho já. Mas se você quiser um tamanho personalizado pode colocar também.

Você vai clicar em um modelo e o site te mandará para outra página personalizada. Lá você já tem várias opções de modelos prontos. Só mudar palavras, fontes, cores e deixar a sua cara. Ou se preferir pode deixar em branco e começar do zero. Tudo vai da sua imaginação e criatividade. Lembrando que o site te da opção de assinar o plano Pro e também fazer compras dentro dele, como imagens e vetores.

Alguns templates são gratuitos, outros não, se quiser usar tem que comprar, senão acaba ficando com marca d’água do site. Mas tem uma gama de templates gratuitos muito lindos e usáveis.

tutorial ensinando como criar uma arte no canva

Após criar sua arte é só clicar em baixar que a imagem será salva no seu computador com qualidade alta.

tutorial ensinando a criar uma arte no canva

Como criar um PIN para o Pinterest

Anteriormente já falei que o Pinterest é um grande aliado para quem quer conseguir mais tráfego para o blog. É uma plataforma que hoje em dia eu não vivo sem, me ajuda muito. A conseguir visualizações, tráfego, seguidores. Leva um tempo, tem que fazer alguns passos para ter o blog verificado e virar uma conta business. Expliquei tudo nesse post.

Mas se estamos falando de Pinterest, certamente estamos falando de um acervo de imagens bonitas. E se você não postar uma imagem visualmente bonita, as pessoas não vão te encontrar, clicar em seu Pin e ir pro seu site. O Canva é um site que me ajuda muito a criar imagens boas para o Pinterest. Nele consigo criar, inovar e deixar com que a imagem chame a atenção do leitor. Porque não basta uma imagem bonita, ela tem que ser chamativa.

tutorial ensinando a criar um pin no canva

Como fazer

Clicar em Imagem para Pinterest. O legal é que já está na medida certa para você postar depois. Quando abrir a página você terá várias opções de template como tem em todos os designs. Aí vai da sua escolha já pegar um modelo pronto e editar, ou fazer do zero. Eu gosto sempre de criar do zero. Então eu vou em Upload e upo uma imagem que tem no meu computador.

Anteriormente já dei dicas aqui no blog como pegar imagens de banco de dados gratuitos na internet, se você perdeu clique aqui. É sempre bom ter essas imagens, assim não corre risco de ser barrado por direitos autorais. Após escolher sua imagem e só criar a arte do jeito que preferir. O Canva é super fácil de mexer, não tem erro. Você pode por elementos, como formas geométricas, linhas, gráficos, dependendo de como você quer sua arte. Depois da arte pronta, só clicar em baixar ou publicar direto no Pinterest.

Usando o Canva a seu favor no blog

Antigamente eu não criava artes bonitas aqui para o blog, e acho que por isso não tinha tanta visita. As pessoas também gostam da parte visual do blog, não basta apenas escrever um bom texto. Tem que se preocupar com todos os outros detalhes, e artes bonitas no meio do texto conta muito para que a pessoa continue lendo ele.

Meus textos eram bons, mas quase não tinha arte para interagir com o leitor no meio deles, e isso me prejudicava. Depois que conheci o Canva e fui me familiarizando com ele, as artes foram ficando cada vez mais bonitas e os posts também. Consequentemente fui postando frequentemente no Pinterest, e ganhando cada vez mais visitas.

Seja no Canva ou em outro editor de imagem o que eu quero dizer é: faça seu post com capricho, pense em todos os detalhes, e principalmente, coloque imagens para interagir com seu leitor. Seja uma arte simples, um infográfico, algo que vá complementar seu texto. Pode ter certeza que lá na frente verá diferença.

DICAS EXTRAS
  • Capriche nas artes, imagens bonitas e com ótima resolução, isso conta muito. Pois ninguém quer ver uma imagem embaçada e borrada.
  • Use fontes que sejam fáceis de serem lidas. Não misture muitos tipos de fontes em uma arte, senão vira uma bagunça.
  • Procure usar fontes que combinam entre si, tem várias no site de graça.
  • Use elementos, como formas geométricas, linhas, mas não abuse.
  • As artes tem que ser bonitas, que chamem a atenção, mas não pode ser cheia de informação, deixe bonita e o mais limpa possível. De um jeito que faça a pessoa querer clicar para ler, seja no Pinterest ou no blog. Criatividade é tudo!
  • Se você não tem computador e quer criar imagens bonitas pelo Canva, não se preocupe, ele tem um aplicativo que serve para IOS e Android, só procurar na Play Store ou App Store.

Espero que tenha gostado das dicas. Comece a usar esse site no seu blog e pode ter certeza que seu tráfego vai crescer. Sem falar que um post bonito e bem estruturado conta muito. Um beijo e até o próximo. 😉

linha que separa o texto com coracoes e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!