CABELOS: 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER

Olá pessoal, tudo bom??

Quem me acompanha há bastante tempo sabe que eu adoro falar sobre cabelos. Estou sempre testando produtos novos e mostrando tudo aqui no blog ou nas redes sociais. Falar sobre isso me deixa muito feliz porque é um assunto que descobri que amo falar e trocar experiências.

E você sabe cuidar do seu cabelo corretamente? Vem comigo que nesse post explico o que você NÃO deve fazer no seu cabelo, se quiser mantê-lo sempre saudável e bonito.

foto de moça segurando cabelos escrito 5 coisas que você não deve fazer nos seus cabelos

1 – Ficar muito tempo sem lavar

Esse hábito é comum em pessoas que tem a vida corrida e geralmente precisa escolher entre dormir e lavar o cabelo. Ou que fez aquele babyliss mara e quer ficar por mais tempo com ele nos cabelos. Eu sei, faço isso de vez em quando (mas é de vez em quando). Não crie esse habito de não lavar o cabelo regularmente. O certo é ficar uns 3 dias no máximo, mais que isso já não é saudável. No meu caso sinto que quanto mais tempo fico sem lavar, além da raiz ficar oleosa, sinto coceira e ele cai bem mais no chuveiro do que se eu tivesse lavado antes.

Hoje procuro lavar pelo menos 3 vezes na semana. Se sua raiz é muito oleosa para deixar sem lavar mais de dois dias, existem os shampoos a seco que salvam. Lembrando que eles são somente para salvar em um dia que não da para lavar. Esse produto não pode ser substituído pelo shampoo convencional, jamais.

2 – Dormir com os cabelos molhados

Outro hábito que não é legal fazer. Às vezes ficamos com preguiça de secar com o secador e acabamos dormindo com o cabelo molhado ou úmido. Ou então lavamos o cabelo à noite e não secamos. Além de fazer mal para saúde, pois você pode pegar um gripe, ter dores de cabeça, faz mal para o couro cabeludo. O cabelo tende a ficar bem mais frágil quando está molhado, então o fato de dormir com ele assim só vai agravar mais as coisas. O cabelo vai quebrar com mais facilidade enquanto dormimos, embaraçar, enfim pode virar um ninho. Além de deixar o cabelo oleoso também.

Então, esporadicamente pode até fazer isso, mas não tenha esse hábito sempre, porque seus cabelos vão ficar feios e quebradiços, além de desencadear alguns problemas de saúde no futuro.

3 – Prender o cabelo molhado

Isso é quase a mesma coisa que o anterior, JAMAIS prenda seu cabelo enquanto ele estiver molhado. Mesmo que ele seja longo e esteja calor por exemplo, não prenda. Essa prática vai fazer com que ele não seque direito, quebre e fique fedido. Sim, o cabelo vai ficar com aquele cheiro de cachorro molhado haha! Sem falar que podem começar a aparecer falhas no seu couro cabelo, isso quer dizer que aonde você costuma prender pode começar a cair.

Eu fazia muito isso quando era mais nova e o cabelo começou a cair. Usava faixas também com o cabelo molhado e apareceram falhas na parte da frente da cabeça. Então, não faça isso se quiser um cabelo bonito e saudável.

mulher de costas mostrando os cabelos

4 – Não hidratar regularmente

Para se ter um cabelo bonito não é somente lavar com shampoo e condicionador. Além de usar produtos específicos para seu tipo de cabelo, temos também que hidratá-los regularmente. Isso significa que pelo menos uma vez na semana ou de 15 em 15 dias faça uma hidratação mais potente nos fios.

Se seus cabelos estão mais necessitados aconselho seguir o cronograma capilar. Esse método faz milagres nos fios, hoje adaptei um cronograma só para mim que da certo. Mas conforme você for fazendo, vai perceber do que o seu cabelo gosta mais, se é de hidratação, nutrição ou reconstrução. Mesmo que você não tenha muito tempo, tire pelo menos uma parte do seu dia de folga para hidratar melhor os fios, pode ter certeza que eles vão agradecer.

5 – Abusar de ferramentas de calor 

Quem aí não gosta de estar de cabelo sempre escovado, pranchado ou com um babyliss maravilhoso? Até eu, amo quando meu cabelo está mais lisinho ou enrolado de babyliss. É muito mais prático às vezes, mas não podemos virar escravos dessas ferramentas de calor, principalmente sem proteção.

Não vou dizer que não podemos fazer isso nunca mais, claro que não. Só não abuse, pois sabemos que essas ferramentas judiam demais dos cabelos. Quebra, deixa o cabelo mais fraco. Então se for usar, passe um protetor térmico antes. Ele vai ajudar a proteger o fio do calor, fazendo com o que o cabelo seja menos agredido do que se não estivesse usando nada.

Existem vários no mercado, em creme como leave-in, em óleo e até mesmo em spray. Tem para escolher, só não pode deixar de usar ta bom?!

E você já cometeu algum desses erros pelo menos uma vez? Eu já, mas com o tempo aprendi a cuidar mais dos meus cabelos para mantê-lo sempre saudável.

Me conte aqui nos comentários alguma coisa que você acha que não deve ser feita no cabelo também. Ficarei feliz em saber. Um beijo e até o próximo post 😉

linha que separa o texto com coracoes e rosa

Me siga nas redes sociais:

Instagram | Pinterest | Facebook

Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação.

Olá, comente o que achou da postagem :) Obrigada!