Se cuide no verão!

Olá pessoal!!! 

Verão é uma época boa, praia, sol, piscina e aumentam as atividades ao ar livre. Ficamos muito mais expostos ao sol por um longo período e isso sem proteção é prejudicial principalmente para a pele. Separei alguns itens que são indispensáveis na estação mais quente do ano.

1 – Protetor solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior  é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, etc.).

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Reaplique-o a cada duas horas, mas fique atento, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. Aplique o protetor uniformemente em todas as partes de corpo, isso inclui mãos, orelhas, nuca, pés.

2 – Pós sol

Após um belo dia de praia, as vezes exageramos na dose e o jeito é passar aquele famoso gel para ajudar na ardência da pele. O pós é ótimo, pois da uma sensação de “refrescância”. A maioria na composição já tem hidratante, que é muito importante quando se está muito queimado. Mas a dica é nunca ficar exposto ao sol durante um longo período.

3 – Óculos de sol

Não é só a pele que precisa de cuidados, os olhos também são muito sensíveis aos raios UVA e isso faz muito mal causando até doenças oculares. Então sempre que for sair na rua, mantenha sempre o óculos de sol no rosto, mas um que proteja bem.

04 – Hidratante

Em qualquer estação do ano temos que cuidar da pele e no verão não vai ser diferente. Por isso hidrate bastante o corpo, rosto, principalmente se ficou exposto ao sol por muito tempo, a pele fica mais fina e tende a descascar muito mais rápido. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%. No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

05 – Leave – in com protetor solar

Nessa época os cabelos tendem a ficar mais secos e com frizz, então o cuidado deve ser redobrado. Sempre que puder use umas gotinhas de fluidos siliconados de preferência que contenham protetor solar. Há produtos no mercado que já foram feitos para isso, para a exposição ao sol. Os seus fios vão agradecer e muito.

06 – Máscara de hidratação para os cabelos

Além dos fluídos com silicone, uma boa hidratação uma vez por semana é sempre bem vinda. Para manter o cabelo bonito não só nas outras estações do ano.

07 – Balm labial

No calor os lábios tendem a ficar secos também, não pensem que é só no frio. Eles ressecam e podem até descascar. A dica é sempre passar um balm labial para manter o lábio hidratado e lisinho.

DICAS EXTRAS

  • As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco.
  • Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.
  • No verão estamos mais dispostos a comer alimentos saudáveis, carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos. Frutas e legumes com alto teor de água e com baixo teor de carboidratos e muitas fibras também são muito comuns nesta época. Aposte nestes alimentos para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento.
  • Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

Espero que tenham gostado pessoal, essas dicas levo para mim na vida, pois temos que ter cuidado redobrado.

Beijos e até o próxim0 😉

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *