Leitura: A arte de escrever bem

Olá pessoal, tudo bom?

     Como algumas pessoas já sabem eu faço faculdade de Jornalismo e no decorrer do curso ando lendo muitos livros sobre o assunto. Cada semestre tem um ou até dois diferentes e confesso que eu não gostava de ler, SIM, como uma pessoa que faz jornalismo não gosta de ler? Rs.. meio bizarro. Mas eu acabei aprendendo a gostar de leitura, é uma coisa incrível, pois te faz viajar para vários lugares e eu estou amando isso. E mesmo nas férias peguei esse livro para ler, que ganhei do meu noivo há tempos. Como a faculdade me consome muito, eu não consigo ler outro livro sem ser relacionado ao Jornalismo, estou tentando me organizar para ler sobre outros temas. Então sempre que possível, estarei mostrando algum livro novo que eu gostei. Esse é A arte de escrever bem| Dad Squarisi/ Arlete Salvador | Editora Contexto, 2013

Sinopse:

     Escrever é fundamental. Afinal, quem nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular, ou produzir uma matéria jornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é claro e bem humorado. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.
“A arte de escrever bem” basicamente ensina estudantes, ou até você que já é formado a escrever melhor, tem muitas dicas para textos jornalísticos, mas você não precisa ser jornalista pra querer escrever melhor, cada dica vale ouro e muda realmente o jeito de pensar e de escrever.

 

O que achei: A ideia principal das autoras é mostrar de uma forma fácil de entender o jeito correto de escrever uma frase, um texto ou qualquer outra coisa. Que um belo texto não é cheio de adjetivos, que temos que enxugar ao máximo para que fique simples e direto. E que principalmente, pensar muito mais em quem está lendo, do que adianta um belo texto com palavras super difíceis e formais, se a pessoa do outro lado não entender nada? Temos que colocar
o leitor sempre em primeiro lugar, mais ainda se for um texto informativo. As autoras usam muito a expressão “enxugar o texto”, retirar tudo que não for necessário, “tirar o lixo” e deixar o texto claro e direto, não maçante fazendo com que o leitor desista de ler no primeiro parágrafo. Outra dica: Leia e releia o texto quantas vezes for preciso, até achar que ele está realmente “enxugado”. A arte de escrever bem me fez pensar de um modo diferente, que muitas vezes cometia erros graves no texto na faculdade, simplesmente por falta de atenção. Aprendi muito lendo esse livro, e cada vez que vou escrever agora me lembro dessas dicas. Se você gosta de escrever, mas acha que precisa daquela força para melhorar, quando ler esse livro conseguirá usufruir de todas as orientações, recomendado.
    Então é isso pessoal, espero que gostem da dica. Sempre que eu puder vou fazer uma breve resenha de livros que eu li e curti, sendo relacionado a Jornalismo ou não, pois estou amando esse mundo da leitura.
Beijos e até o próximo 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *