Cuidado redobrado no verão | Ka Ribeiro

Olá amores, tudo bom?? 

Verão, férias, época boa para curtir praia, piscina o dia todo. O calor excessivo exige alguns cuidados básicos com a pele, cabelos e saúde. Vamos aproveitar melhor essa estação que é tudo de bom.

PELE

Uma pele bonita e bem tratada é essencial. Então, alguns cuidados são indispensáveis não só nessa época do ano, mas sempre.

Usar protetor solar diariamente: Um dos itens essenciais para o cuidado da pele não só quando estiver em exposição ao sol. Mesmo quem trabalha em ambientes fechados corre o risco, então é bom passar protetor TODOS OS DIAS para evitar câncer de pele. Quando estiver na praia ou piscina, aplicar o protetor cerca de 30 minutos antes e fazer a reaplicação a cada 3 horas.  Aposte também nas águas termais, elas ajudam a refrescar e contém inúmeras vitaminas.

Evitar o sol direto: Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

Tomar banho de água doce quando sair da praia: Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.

Não fazer tratamentos de pele no verão: Evite fazer tratamentos de pele no verão, como laser ou produtos químicos. Esses tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de ser removidas. A melhor época para fazer esses tratamentos é no outono ou inverno.

Hidrate sempre a pele: Mantenha a pele sempre hidratada, no verão como ficamos muito mais tempo expostos ao sol, a pele tende a ressecar com facilidade, então procure passar muito hidratante no corpo todo.

CABELOS

No verão, o cabelo fica exposto a uma série de danos constantes: a água do mar, o cloro da piscina e os raios solares deixam os fios ressecados e quebradiços. Então, existe uma série de cuidados que você precisa ter para que os fios não fiquem feios. Ninguém quer ficar com o cabelo quebrado e sem vida, não é mesmo?!

Produtos específicos: Quando o cabelo fica muito exposto ao sol, os fios pedem shampoo e condicionador com proteção UV e ativos especiais, que previnem quebras, ressecamento e perda de brilho. Tenha sempre produtos desse tipo para a estação.

Fios blindados: Antes da praia ou piscina, passe um leave-in nos fios com proteção solar. Esse tipo de cosmético “encapa” os fios, preservando tanto a nutrição quanto a beleza. Quando sair do mar ou da piscina, não esqueça de reaplicar o produto.

Nutrição é muito importante: No verão o cabelo em si arma, arrepia, resseca por conta das lavagens frequentas  e da ação do sol, sal, areia, vento, que abrem as cutículas e tornam os fios mais porosos. Para não ocorrer esse problema, o ideal é aplicar máscaras nutritivas, óleo de coco ou hidratações ricas em aminoácidos e óleos vegetais.

Cuidados na escovação: Quando sair do mar ou piscina, usar pente de madeira de cerdas largas para não quebrar o fio na hora de penteá-los. Jamais prender o cabelo molhado para evitar quebra de fio.

Evitar secador e chapinha: Sei que pra muitas pessoas é ruim não passar chapinha e secador, mesmo no verão. Eu mesmo sofro com os cabelos rebeldes. Mas se você puder evitar ao máximo, evite. Se for secar, afaste 30 cm da cabeça para não encostar muito no fio. E não fique passando a prancha muitas vezes na mesma mecha, sem falar no calor que é usar chapinha e secador no verão. Ah, não esqueça o PROTETOR TÉRMICO.

SAÚDE

Hidrate-se bastante: Beba muita água, 2 litros ou mais por dia, o que importa é estar sempre bem hidratado. Pode ser água de coco também, sucos, mas tem que ser suco natural, hein?!

Alimente-se bem: Tenha uma dieta balanceada. Procure não ingerir alimentos gordurosos ou de difícil digestão, principalmente a noite. No calor é difícil de sentir vontade de comer (pelo menos comigo acontece), coma bastante frutas, verduras e legumes.

Roupas: Use roupas com tecidos mais leves e na cor clara, elas ajudam a absorver o calor.

Quais os cuidados que vocês estão tendo na estação mais quente do ano? Me contem nos comentários.

Espero que tenham gostado, amores. Beijos e até o próximo 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *