Cronograma Capilar

Olá amores, tudo bom com vocês?? ♥ 

Hoje vamos falar de cronograma capilar, quem conhece?? Aderi ao cronograma há pouco tempo e confesso que foi uma das melhores coisas que fiz na vida.

Pra quem não sabe, cronograma capilar é uma série de tratamentos que você faz no cabelo durante 1 mês para recuperar ou somente manter os fios bonitos. Esse tratamento é composto por hidratações, nutrições e reconstruções.

No começo fiquei super confusa, mas depois você pega a prática. Cronograma é paciência, mas aos poucos você vai perceber que o cabelo está cada vez mais forte. Resolvi fazer porque meu cabelo era loiro e além de ser loiro ainda tinha progressiva, isso fez com que ele ficasse cada vez mais fraco. Podia fazer qualquer hidratação, parecia que não adiantava nada. O cronograma foi minha última opção para recuperar os fios, nem que fosse um pouco. E piorou um pouco mais depois que decidi pintar de um loiro mel pra quebrar um pouco as luzes, quebrou foi meu cabelo haha 🙁

A evolução é visível nas fotos, vou completar 1 mês de cronograma e meu cabelo é outro. Não quebra com tanta facilidade e está mais brilhoso com menos frizz. Mas aí você me pergunta: Karina como sei que determinado produto é hidratação, nutrição ou reconstrução, será que tenho em casa e não sei? Eu tinha a maioria em casa, só tive que comprar para nutrição. Realmente o rótulo nos confunde, a máscara que está rotulada como hidratante às vezes pode servir para nutrição também, de reconstrução para nutrição, enfim, uma confusão na cabeça.

Vamos lá: Na composição da máscara você vai olhar quais são os primeiros componentes. Geralmente na ordem que está é para que vai servir a máscara. Por exemplo, se tiver algum óleo na primeira posição e uma proteína na última, isso quer dizer que ela é mais nutritiva do que reconstrutora.

O número de componentes com a mesma função também ajuda na identificação da sua máscara. Se na fórmula tiver mais componentes hidratantes que reconstrutores, a máscara terá um maior poder de hidratação do que reconstrução.

Como saber quais são os componentes?

Máscaras hidratantes: Faz a reposição de água (hídrica) nos fios. Geralmente contém em sua composição extratos vegetais (de plantas e/ou frutos), pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, sacaroses (mel e derivados de açúcares), álcoois modificados, colágenos, proteínas hidrolisadas do milho, arroz, soja e da seda.

Máscaras nutritivas: Se encarregam de fazer a reposição lipídica (oleosidade) dos fios. Podem possuir óleos/ manteigas vegetais, ceramidas, ou proteínas hidrolisadas na composição.

Máscaras reconstrutoras: Faz a reposição de proteínas (massa proteica) dos fios. Proteínas como a queratina, creatina, arginina, cisteína são os principais reconstrutores. Além da proteína hidrolisada do trigo (ou aminoácido do trigo), que também ajuda na restauração. Para que a máscara seja reconstrutora ela precisa possuir no mínimo dois desses componentes citados.

Você consegue encontrar várias máscaras com preço bacana com essas funções.

Agora que você já aprendeu a escolher sua máscara para cada tipo de tratamento vamos a ordem do cronograma:

Aprenderam gente? Lembrando que toda vez que você fizer um passo tem que aguardar 48h ou mais para lavar novamente o cabelo e fazer outro passo. Isso até completar a semana. Não significa que você tem 1 semana exata para fazer, por exemplo, se comecei na segunda, não quer dizer que tenho que terminar na sexta. Só seguir a tabela. Toda vez que for lavar o cabelo vai seguindo a tabela, entenderam?! Qualquer dúvida deixa nos comentários que eu respondo.

Espero que tenha ajudado vocês, aconselho muito, principalmente quem está com o cabelo danificado, vai ajudar bastante.

Beijos amores 😉

2 Comments on Cronograma Capilar

  1. Mariana
    24 de agosto de 2016 at 21:56 (1 ano ago)

    Adoreiii Kah

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *