Corte químico: Como salvar o cabelo?

Olá pessoal, tudo bom?

No post de hoje vou falar de cabelos., mais especificamente sobre corte químico. Para quem não sabe o que é, isso ocorre quando o cabelo passa por processos de tintura, selagem, progressiva ou qualquer outra química. Se o cabelo já estiver fraco ele vai começar a se partir e cair. É o que chamamos de cabelo elástico e emborrachado.

Isso aconteceu comigo há um tempo atrás quando fiquei loira e junto a isso fiz progressiva também. Todo mundo sabe que o loiro maltrata muito os fios, principalmente quando é feito na touca (que era o meu caso). Meu cabelo começou a ficar muito fino, e aos poucos caindo e se partindo ao meio. Isso é desesperador, porque cada dia que passava meu cabelo ficava pior . Ele embaraçava muito fácil e se partia em pedaços. Por isso é importante sempre fazer o teste de mecha antes de qualquer procedimento. No meu caso, meu cabelo já estava fraco quando eu fiz as luzes. Mas para tudo tem solução, sim existe solução para isso sem ter que cortar. Eu optei por cortar e escurecer os fios, e hoje posso dizer que já recuperei uns 70%.

O que fazer?

Primeiro de tudo é não se desesperar, sei que isso é meio impossível, mas manter a calma é essencial. E outra coisa: Paciência, muita paciência, pois para recuperar um cabelo danificado pode demorar até 2 anos. Se você não aguentar esperar (sei como é), faça como eu e opte por cortar, vá cortando as pontas aos poucos até tirar todo o cabelo danificado.

Sempre faça hidratação, umectação, nutrição com óleos, e reconstrução. Os óleos da nutrição e umectação vão trazer de volta vitalidade e brilho aos fios. Já a hidratação vai ajudar a repor as vitaminas e trazer maciez e saúde. Esses dois procedimentos podem ser feitos pelo menos 1 vez por semana, intercalando entre eles. E a reconstrução pode ser feita no salão ou em casa a cada 10 ou 15 dias. Ela vai repor a queratina e massa do fio que foi perdida durante o processo químico, e vai proteger tirando o efeito emborrachado.

Faça um cronograma capilar: Para quem não sabe como funciona, vou explicar bem rapidinho e depois farei um post dando mais detalhes. Cronograma capilar é um tratamento de 3 passos: Hidratação, nutrição e reconstrução. Seguindo esse cronograma você vai conseguir dar uma boa recuperada nos fios. Sempre com uma rotina de cuidados semanais.

Não use chapinha, babyliss, nem secador. Sei  que é difícil, mas o quanto menos forem usados esses aparelhos melhor para os cabelos, sem falar que eles podem deixar o fio mais elástico ainda. Lavar o cabelo sempre com água morna, evitar ao máximo água quente.

Viu como existem jeitos de recuperar os cabelos sem ter que cortar? Eu só cortei porque não tive paciência e tive que escurecer, que foi uma pena sinto muita saudade de ser loira, mas hoje penso duas vezes se quero voltar a ser um dia rs. 🙂

Bom espero que tenha ajudado de alguma forma. O cabelo é a moldura do rosto por isso temos que cuidar sempre.

Bjs e até o próximo post 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *