ALIMENTOS PARA O CABELO | Ka Ribeiro

Olá amores, tudo bem?? 

No post de hoje vou falar de alguns alimentos que se ingeridos de forma correta e diariamente vão mudar totalmente a aparência dos seus cabelos. A gente sempre sofre com queda, cabelos quebradiços, fraquinhos e outras coisas mais. Diversos fatores podem fazer com que alguns problemas capilares possam aparecer como estresse, excesso de química e até nossa alimentação. Tudo acaba refletindo nos nossos fios, pode ser que esteja faltando alguma vitamina.

Todo mundo sabe que os fios são feitos principalmente de queratina e melanina, que são proteínas. Em falta desses nutrientes, o cabelo pode ficar mais frágil, quebradiço, sem brilho e com queda. Então, não vamos deixar essa situação se agravar e vamos reverter tudo isso, saiba quais são os alimentos mais indicados.

• CENOURA

A cenoura contém nutrientes importantes como vitamina A e betacaroteno. A vitamina atua nas células do couro cabeludo nutrindo-as e interfere na produção de oleosidade natural do fio. Já o betacaroteno é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres, evitando a queda e perda de pigmentos que deixariam o cabelo branco.

• ESPINAFRE

Esse alimento contém ferro, um mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. Ingerindo este alimento seu cabelo ficará brilhoso, mais forte e diminuirá a queda. Outros alimentos que também contém ferro e farão muito bem para os fios: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, lentilha e feijão.

• AVEIA

A aveia estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Reduz a oleosidade e contém zinco. Principais fontes de zinco: carnes, fígado,  crustáceos e farelo de trigo.

• SALMÃO

Contém proteína de altíssima qualidade e boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntos, combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar .

• SOJA

Outra ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não há quantidade suficiente de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que caíram. Com a falta disso há uma alteração do pigmento e da textura das mechas, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas.

• LARANJA

O benefício para os fios está na parte branca que envolve os gomos, a pectina. Ali ficam as fibras que vão ajudar a jogar para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.

• MORANGO

A fruta oferece vitamina C, substância que ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Com isso, os fios crescerão mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ressecamento.

• BANANA

O magnésio da fruta atua na formação de proteínas que constituem os cabelos. Ele forma uma película ao redor do fio, protegendo e dando elasticidade.

• MELÃO

Além de água, a fruta possui quantidades significativas de vitamina A, que controla a produção de sebo no couro cabeludo, evitando a oleosidade e doenças na região, como seborreia.

• CASTANHA

Contém muita vitamina E, a castanha ajuda na formação dos capilares sanguíneos, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo a queda do cabelo.

• NOZES

São ricas em vitamina E e óleos ômega, que são hidratantes naturais. Ajuda na produção de melanina, o pigmento que da cor ao nosso cabelo e pele. A ausência da melanina está associada aos fios brancos, ou seja, incluir nozes na dieta ainda pode retardar o aparecimento deles.

• OVOS

Contém nutrientes que fortalecem o cabelo, como proteína e vitamina D e B. Além disso, a biotina ajuda a produção de queratina, que aumenta a resistência e a elasticidade dos fios.

• ÁGUA

Não menos importante que todos esse que eu falei aí em cima, mas a água é super importante para manter o organismo hidratado, e claro irá refletir também em seus cabelos. Por isso o ideal é ingerir de 8 a 10 copos de água por dia.

Espero que tenham gostado amores, vamos colocar em prática e começar a se alimentar mais saudável, nossos cabelinhos agradecem!

Um beijo e até o próximo post 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *